SIBO sintomas: conheça os mais comuns
SIBO sintomas, você sabe quais são os principais efeitos dessa doença?
O SIBO é uma condição que afeta milhares de pessoas em todo o mundo e pode impactar, negativamente, a qualidade de vida dos pacientes.
Em alguns casos, pode ser difícil diagnosticar a doença. Então, para te ajudar, preparamos este post para explicar o que é o SIBO e os sintomas mais comuns.
Quer saber mais sobre o SIBO? Então, continue acompanhando e boa leitura!
O que é SIBO?
SIBO (small intestinal bacterial overgrowth), ou supercrescimento bacteriano do intestino delgado, acontece quando o número de bactérias no intestino delgado é maior do que o normal.
O intestino delgado é normalmente colonizado por uma pequena quantidade de bactérias que auxiliam na digestão e absorção de nutrientes.
No entanto, quando o número de bactérias presentes no intestino aumenta, pode causar problemas.
Quais as principais causas do SIBO?
O supercrescimento do intestino delgado pode envolver diversos causas, entre elas:
- Mudança no PH do intestino;
- Atividade do intestino delgado comprometida, fazendo com que as bactérias e os alimentos não sejam removidos do órgão;
- Doença celíaca;
- Doença de Crohn;
- Cirrose;
- Danos nos nervos;
- Síndrome do intestino irritável.
Quais são os sintomas mais comuns do SIBO?
Os sintomas do SIBO podem variar de pessoa para pessoa. Os mais comuns são:
- Diarreia;
- Perda de peso;
- Fadiga;
- Gases;
- Inchaço;
- Má absorção de nutrientes como ferro, vitamina B12 e cálcio;
- Dor abdominal: A dor abdominal pode ser constante ou intermitente. Ela pode ser localizada em qualquer parte do abdômen, mas é mais comum na parte superior;
- Náusea, podendo ser acompanhada de vômitos.
Importante ressaltar que, ao notar a presença de algum desses sintomas, é importante consultar um médico. Assim, ele poderá indicar o melhor tratamento para você.
Como é feito o diagnóstico do SIBO?
Os sintomas do SIBO podem ser parecidos com outras doenças, causando uma dificuldade no diagnóstico, por isso, é importante conversar com o médico para ele fazer uma análise completa do seu quadro.
E, para saber se você tem a doença, é necessário fazer o teste respiratório que consiste em avaliar a quantidade de hidrogênio expirada após a ingestão de lactulose.
Quando o hidrogênio expirado estiver em um nível alto, significa que o organismo do paciente faz a fermentação precoce da lactulose, causando o supercrescimento bacteriano.
Como é o tratamento do SIBO?
O tratamento do SIBO, geralmente, envolve o uso de antibióticos que ajudam a reduzir o número de bactérias presentes no intestino delgado, aliviando os sintomas.
Além disso, também pode ser recomendado que o paciente adote novos hábitos alimentares e faça o uso de probióticos.
Informações sobre exame SIBO
- Jejum de 8 horas;
- No dia anterior ao teste evitar o consumo dos seguintes alimentos: feijão, massas, cereais de fibra e alimentos com alto teor de fibra;
- Dar preferência para consumo de alimentos como peixe, frango assado, arroz branco e batatas.
Faça seu exame do SIBO na Origem
Agora que você já tem as respostas para SIBO sintomas, que tal agendar o seu exame no Origem?
Somos um laboratório focado na saúde funcional e referência há 12 anos no Teste de Intolerância Alimentar. Entre em contato e agende o seu exame!